O que quer encontrar?

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Proteses inovadoras para gatos

Oscar tinha pouco mais de um ano quando um ceifeira debulhadoura lhe roubou as patas traseiras, num acidente que ocorreu enquanto o gato dormia no meio da ceara e os donos procediam aos trabalhos na sua propriedade.

Primeiro, pensou-se que Oscar poderia não sobreviver, mas logo que chegaram ao veterinário, não só foram tranquilizados sobre a sobrevivência do gato, como lhes foi sugerido que talvez houvesse algumas hipótese de o seu gato voltar a poder andar e fazer uma vida minimamente independente.

Confrontado com esta situação, o Dr. Noel Fitzpatrick, cirurgião veterinário, decidiu projectar e desenvolver durante os últimos meses umas próteses para as patas traseiras de Oscar, e implantá-las no gato. Kate Nolan, a dona, chegou mesmo a ponderar hipótese de o seu gato não fazer as cirurgias necessárias, com medo que este não sobrevivesse.

Na passada sexta-feira, oito meses após o acidente de que Oscar foi vítima, o gato e as suas próteses foram apresentados em Londres aos jornalistas. O gato teve de fazer algumas sessões de aprendizagem com estas novas patas artificiais, mas mostrou que pode fazer uma vida quase normal. Pode mesmo correr e saltar para locais altos, desde que seja no interior da habitação, já que foi para isso que estas próteses foram projectadas. Este é, certamente, um passo importante no meio veterinário, mas também pode ser um sério avanço na medicina humana, se daqui se retirarem os devidos conhecimentos e competências adquiridas por todos os envolvidos durante estes meses e vem também provar que «sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança»…

Este caso pode ser visto num documentário da BBC, intitulado The Bionic Vet, que vai acompanhar o Dr. Noel Fitzpatrick desde o início, nesta e noutras histórias de sucessos veterinários associados às novas tecnologias e à imaginação dos homens.

Assista a estes videos disponibilizados no You Tube sobre o gato Oscar e o tratamento a que foi sujeito.


Sem comentários:

Enviar um comentário