O que quer encontrar?

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ensinar hoje para não abandonar amanhã

Depois do ano de 2008, em que as autoridades da Província de Castellón, na Comunidade Valenciana em Espanha, se viram a braços com um surto de animais abandonados, em número muito maior do que o habitual, decidiram deitar mãos à obra e sensibilizar as crianças em idade escolar para a necessidade de promover a saúde, o bem-estar e a protecção dos animais em geral. Só nesse ano, chegaram aos responsáveis pelos canis e gatis públicos mais 908 gatos e cães do que no ano anterior, um aumento brutal que pode estar relacionado com a crise que se instalou em Espanha, levando milhares de pessoas ao desemprego. Muitas destas, vendo-se sem meios para sobreviver, acabam por deixar para trás o seus fiéis amigos, entregues à sua sorte e acabando muitas vezes atropelados, ou deambulando pelos ruas da região doentes e em grande sofrimento físico, para além do sofrimento emocional que a situação já de si acarreta. Por outro lado, os animais abandonados acabam também por se reproduzir de forma descontrolada, o que agrava ainda mais o problema.

Parte importante do projecto lançado já no ano de 2009 é dedicada aos animais abandonados e à necessidade de sensibilizar para esta questão as crianças que, por sua vez, vão sensibilizar os adultos para o que significa abandonar um animal de companhia e quais as consequências que daí advêm, não só para o animal rejeitado e abandonado, mas também para a sociedade em geral.

Para sensibilizar as crianças a partir dos 5 anos e as suas famílias, foram impressos 10.000 guias onde se pode encontrar uma história de um cão que é abandonado e outra de um gato que nasce numa ninhada indesejada, para que mais facilmente as crianças entendam sobre o que se está a falar. Para além disso, existem dentro do guia alguns desenhos para colorir, aludindo ao tema, fornecendo assim bases para que as crianças possam entender as consequências do acto dos adultos. O guia também alerta para as necessidades básicas de um animal de companhia, como a alimentação, os cuidados veterinários ou mesmo a disponibilidade de tempo para eles, já que muitas vezes são as crianças que pretendem um animal, e esse animal é depois abandonado, ou negligenciado, por falta de um desses factores.

O guia está também estruturado para que essas crianças, de tenra idade, possam trabalhar na sua sala de aula com professores e educadores e representa a esperança de que a educação sobre o problema seja também a chave para a resolução do mesmo. Se não para já, pelo menos para que no futuro os número voltem a descer, porque muito dificilmente se conseguirá terminar com este drama que todos os anos, principalmente no Verão, se desenrola nos países latinos, e é agora potenciado pela crise internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário