O que quer encontrar?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

American Water Spaniel





HISTORIA

Não existe uma versão única acerca do passado deste cão de água americano. Pensa-se que surgiu nas quintas de Wiscosin e Minnesota, onde foi utilizado para a caça.

A sua descendência está repleta de diferentes hipóteses, mas o Water Spaniel Irlandês e Inglês e o Retriever de pêlo encaracolado, são raças normalmente apontadas por quase todos os especialistas.

No final do séc XIX, a criação do Water Spaniel Americano estava estabelecida. O objectivo de então seria criar um cão de caça que fosse versátil, quer em terra, quer nos pântanos e rios locais. Para isso, teria de ser um animal que não ocupasse muito espaço nos barcos e canoas.

Apesar de não ser uma raça muito popular, a eficiência com que este pequeno cão desempenhou a função de retriever, (devido ao seu apurado faro e tenacidade para nadar) começou a ser reconhecida nos anos 20. Foi precisamente em 1920 que o Water Spaniel Americano foi reconhecido pelo United Kennel Club.

Em 1940, esta raça passa a fazer parte dos registos do Kennel Club americano. Em 1985, foi considerado o cão oficial do Estado de Wiscosin e reconhecido como o único nativo daquele estado e um das cinco raças puras dos EUA.

O seu tardio registo fez com que seja considerado um cão relativamente recente, cuja criação não é propriamente muito significativa. Por outro lado, o facto de não ser considerado um cão de exposição, faz com que não existam muitos registos na Kennel Club americano.

Em Portugal existe o Clube Português de Spaniel, fundado em 1980. Este clube é reconhecido pelo Clube Português de Canicultura, pelo European Spaniel Association e pela Federation Cynologique Internationale e desenvolve actividades que pretendem fomentar e desenvolver a raça em Portugal.

TEMPERAMENTO

O Water Spaniel Americano é um cão cheio de energia, muito inteligente e sempre pronto para participar nos jogos ou brincadeiras que lhe sejam propostas.

Dentro de casa, é um animal afectuoso com todos, mas elege aquele que é o seu dono. Com as crianças é gentil e seguro. Não é agressivo perante estranhos, mas é aconselhável que, durante o seu crescimento, seja habituado a estar com várias pessoas, por forma a não desenvolver características que não são normais na raça, tal como timidez ou agressividade excessivas.

A sua tendência para ladrar faz dele um bom cão de guarda.

Treinar este cão não é tarefa difícil, uma vez que aprende depressa e adora estar ocupado.
DESCRIÇÃO

Este é um cão de porte médio, cuja altura nas espáduas varia entre os 37,5-45cm e o peso oscila, nos machos, entre os 12,7-20,4Kg e, nas fêmeas, entre os 11,3-18,2Kg.

A sua pelagem é extremamente encaracolada, densa e abundante nos membros. As cores fígado uniforme e chocolate escuro são as únicas permitidas, podendo existir por vezes uma pequena quantidade de branco nos dedos e peito.

O crânio é largo e a chanfradura nasal não é muito pronunciado. O focinho, tal como a cabeça, são moderadamente compridas e os olhos devem ser da cor da pelagem. As orelhas estão inseridas ligeiramente acima da linha dos olhos e são longas e largas.

O peito de comprimento moderado é profundo e musculado, e o lombo forte é ligeiramente arqueado. Os membros são bem constituídos, dotados com uma forte ossatura, e a cauda é muito expressiva quando o cão está em movimento.

OBSERVAÇÕES

Este é um cão com uma esperança média de vida longa, que pode chegar aos 15 anos. No entanto, há que ter cuidado com a  epilepsia, diabetes, cataratas, alergias, hipotireoidismo e atrofia progressiva da retina, já que ocorrem com alguma frequência.             

Relativamente à manutenção do seu pêlo, este necessita de ser escovado semanalmente, mas deve evitar-se dar-lhe banho, já que os champôs retiram a oleosidade natural da sua pele.

Como já foi referido, a “hiper-actividade” deste animal exige um dono à altura, pelo que o exercício físico deve ser intenso e diário. Se tal for cumprido, ele pode perfeitamente viver dentro de casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário