O que quer encontrar?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

American Pit Bull Terrier



HISTÓRIA DA RAÇA:

Entre os grandes Clubes de raças caninas, apenas o United Kennek Club (o segundo grande clube norte-americano, sendo o ACK o primeiro a ser criado) reconhece esta raça. Não fugindo à regra, em Portugal o APBT não é reconhecida pelo Clube Português de Canicultura. Nos Estados Unidos da América, muitos destes cães possuem um duplo registo: no UKC estão registados como American Pit Bull Terrier e no ACK como American Staffordshire Terrier.

Torna-se assim difícil de falar na raça American Pit Bull Terrier, apesar de o UKC ter já definido um standard em 2004, que é contudo apenas reconhecido dentro do clube .

O American Pit Bull Terrier está associado ao estigma de ataques violentos, estando proibido de entrar em diversos países como o Canadá e a Suécia. Um dos seus parentes próximos, o American Staffordshire Terrier, faz parte das listas de cães potencialmente perigosos em vários países, incluindo Portugal.

Tendo resultado de cruzamentos entre as várias raças livremente denominadas de pits, o American Pit Bull Terrier, assemelha-se ao Staffordshire Bull Terrier, sendo mais alto e mais pesado.

Inicialmente foi criado para entrar em lutas de cães, mas hoje em dia desempenha também o papel de animal de companhia. A proibição das lutas de cães não tirou estes animais dos rings. Mesmo realizadas de forma clandestina, as lutas existem, sendo esta raça é uma das principais eleitas para os combates.
TEMPERAMENTO:

O Pit Bull, por instinto, é um cão dócil para os seres humanos, no entanto, tem um baixo nível de tolerância em relação a outros cães devido á sua história e ao motivo para que foram criados. Como qualquer outro cão, o Pit Bull pode ser agressivo, se ensinado e incentivado a isso. Se for um cão bem educado, é um óptimo cão de família e pode servir para diversas funções, como cão de busca e salvamento, cão policia, cão de terapia com pessoas com deficiências, entre muitas outras. Mas se há coisa para que o APBT não serve, é para cão de guarda, devido á sua forte ligação ao ser humano.

O Pit Bull é um cão dominante. Necessita de um dono capaz de impor a sua liderança de forma positiva. Por esta razão, não é um cão aconselhado a donos inexperientes.
SAÚDE E HIGIENE:

O American Pit Bull Terrier é uma raça relativamente saudável. Algumas doenças mais comuns são displasia da anca e problemas cardíacos. Também com alguma incidência encontramos cataratas e alergias.

O American Pit Bull Terrier não exige muitos cuidados ao nível da manutenção do pêlo. Atenção semanal com escovagens é suficiente para manter a pelagem limpa. O American Pit Bull Terrier larga muito pêlo.

APARÊNCIA:

O American Pit Bull Terrier é um cão que transmite ao primeiro olhar força, resistência e determinação.

O porte do American Pit Bull Terrier varia bastante conforme as linhagens: existem animais com 20 e outros com quase 50 kg, dependendo também da altura do animal em questão. A altura costuma situar-se entre os 40 e os 60 cm, dependendo da linhagem. As fêmeas têm tendência a ser mais pequenas e mais leves que os machos.

O American Pit Bull Terrier é um cão ágil, mas compacto, com pernas não longas e musculosas. A cabeça é de tamanho médio, com os músculos das bochechas bastante pronunciados. Os olhos podem ser de todas as cores, não sendo admitido o azul nem um olho de cada cor. O pescoço algo arqueado é pesado, sendo o dos machos maior do que o das fêmeas.

O peito é largo terminando em ombros musculados. As patas dianteiras estão posicionadas de forma a permitirem um amplo espaço para a projecção do peito. A cauda é curta, comparada com o resto do corpo e afunilada.

A pelagem é curta, dura, mas brilhante. Qualquer cor sólida é aceite, mas não é desejável exemplares completamente brancos, mais de 80% brancos, preto e bronze ou fígado. APBTs com a pelagem alecrim não são admitidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário