O que quer encontrar?

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Alano Espanhol




HISTORIA


O Alano Espanhol é originário da Península Ibérica. As referência mais antigas a este cão datam do século XIV. Descendente dos antigos molossos trazidos pelos povos Bárbaros, o Alano teve vários usos ao longo do tempo. Foi utilizado na captura de gado montanhês, nos espectáculos taurinos, nos matadouros, na caça ao javali, guarda, defesa e inclusivamente na guerra, no tempo dos descobrimentos. Com o passar dos anos e das épocas as suas funções mudaram e acabaram estabilizadas em três: Guarda/defesa, caça grossa, captura de gado Montanhês.

Devido à alterações dos hábitos das sociedades a raça foi desaparecendo, tendo ficado reduzida a apenas alguns exemplares numa região montanhosa do norte de Espanha denominada “Encartaciones”.

Perante esta situação de quase extinção um grupo de entusiastas da raça na década de noventa iniciou um processo de recuperação e não de reconstrução da mesma, ou seja não foi utilizado sangue de outra raça.

Através da ANCAE (Associação Nacional de Criadores do Alano Espanhol) iniciou-se o processo de reconhecimento da raça. Todos os requerimentos do RSCE (Real Sociedade Canina Espanhola) foram atingidos, fazendo com que a raça fosse reconhecida pelo Ministério do Interior Espanhol em Maio de 2003 e pela RSCE em Março de 2004.

DESCRIÇÃO

O Alano Espanhol é um cão de presa, bem proporcionado e rústico. Muito funcional, de estrutura corredora com grande agilidade e resistência, de movimentos elásticos que lembram os de um felino.

A cabeça apresenta um aspecto quadrado, composta por um crânio largo e forte, stop muito marcado e focinho curto, largo e profundo.

O Alano Espanhol é um cão de desenvolvimento psicológico muito lento, não atingindo a maturidade antes dos 4 anos.

Cão de trabalho incansável e muito atlético, capaz de suportar com grande sofrimento os pesados castigos físicos impostos pelos javalis. Alguns exemplares conseguem saltar muros e vedações com 2 metros.

TEMPERAMENTO

O Alano Espanhol é um cão com um bom carácter, grande coragem e nobreza. Terminado o trabalho, converte-se no perfeito cão de família, amigo das crianças, meigo, afável e sempre pronto para brincar, aguentando as diabruras dos mais pequenos.

Cão com um grande sentido gregário, nunca entra em conflito com outros animais já existentes no seio da família, ou seja, pode conviver sem problemas com outros machos ou fêmeas.

Sem comentários:

Enviar um comentário