O que quer encontrar?

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Aidi, o Cão do Atlas


Pouco sabemos desta raça nacional de Marrocos, a qual os cinófilos deste pais atribuem ótimas qualidades de cão guardião e defensor.


O branco é a cor preferível para este cão, mas ele existe em várias cores. A pelagem é densa e tem todo o aspecto de um velo de carneiro. Deste modo, oferece ao animal proteção contra o calor diurno do deserto e contra o frio da noite nos montes Atlas.

ORIGEM: Marrocos;

NOME DE ORIGEM: Aïdi;

UTILIZAÇÃO: não existem pastores no Atlas. O Cão marroquino que vive nas montanhas jamais guardará o rebanho da mesma maneira atribuída ao tipo de trabalho europeu. O Aidi é um cão de montanha e, como tal, indicado para defender as barracas pertencentes a seus donos, da mesma forma que proteger o gado de possíveis ataques de animais selvagens.

ASPECTO GERAL: cão bem rústico e conciso, notável por sua força e nobreza; musculoso, sensível, solidamente construído, sem ser pesado e dotado de pelagem grossa que o protege das intempéries das montanhas de sua origem; essa pelagem forma uma couraça que o protege nas lutas que tem que manter com os chacais e outros predadores.

Sua expressão é alerta, direta e decisiva como convém a um cão de vigia, sempre pronto par cumprir sua função de guardião. Em certas regiões, costuma-se cortar as orelhas e a cauda dos cães de trabalho; sendo essa prática indesejável.

TAMANHO - altura na cernelha: 52 to 62 cm.

Sem comentários:

Enviar um comentário