O que quer encontrar?

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Parque biologico da Serra da Lousã

 
O Parque Biológico da Serra da Lousã é um espaço onde se retrata e revive experiências relacionadas com o meio ambiente, tradição e cultura local.
 
Um espaço lúdico com Quinta Pedagógica e Centro Hípico, uma área de Vida Selvagem com as várias espécies de animais selvagens de Portugal, Ecomuseu com engenhos de rega de várias tipologias e moinhos de água e de vento, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com oficinas de artesanato e loja de venda e Museu da Tanoaria.
 
 
 

 
A Quinta Pedagógica assume-se como um “museu vivo”, permitindo reflectir o passado rural baseado na prática agrícola e pastorícia. Exibe actividades agrícolas utilizando técnicas e meios rudimentares, com animais treinados para recrear trabalhos ancestrais. Conta com animais domésticos de raças tradicionais portuguesas, entre vacas, cabras, ovelhas, coelhos, porcos, burros, cavalos e algumas aves de capoeira.
 
O Labirinto, construído com árvores de fruto (e único no mundo), é uma experiência viva que desperta os sentidos, onde os visitantes de todas as gerações e em todas as estações do ano poderão aprender a reconhecer as árvores e os seus frutos. As 320 árvores de 21 espécies diferentes, que o constituem são também uma homenagem aos viveiristas da região, que é o berço desta actividade em Portugal.
No Parque de Vida Selvagem o objectivo não é ser um “zoológico” tradicional, mas sim um parque que mostre, em ambiente próximo do natural, algumas das espécies selvagens que habitam o território português, onde a sensibilização para a preservação da Biodiversidade e o alerta para os vários factores de ameaça das espécies estão patentes.

O Parque é também um projecto de inovação social destinado á Integração laboral e terapia ocupacional para pessoas portadoras de deficiência, doentes mentais e vítimas de exclusão.
 
Actividades Lúdicas
Para grupos de visitantes ou para grupos escolares ou outras instituições, o Parque Biológico apresenta um vasto leque de actividades, mediante marcação prévia.
Tiro ao Arco | Jogos Tradicionais | Maneio de Equinos | Alimentação dos Cavalos | Passeios de Charrete
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário