O que quer encontrar?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Azawakh



HISTORIA:


Criados pelos Tuaregues, Fulas e vários outros nômades do deserto do Saara e do Sahel nos países Mali, Níger e Burkina Faso, a raça é utilizada lá como cão de guarda e na caça à gazela e à lebre alcançando a velocidade aproximada de 64 quilômetros por hora. Os Tuaregues historicamente têm sido muito duros com eles e não lhes dedicam muita atenção, o que acentuou na raça as características de robustez e independência. Diferentemente de outros lébreis afro-asiáticos ele atua em grupos para caçar. No papel de cão de guarda, se um azawakh pressente algum perigo ele late para alertar os outros membros do grupo e se reúnem sob a liderança do cão líder, então afugentam ou atacam o predador. O Sloughi, em comparação, atua de forma mais independente, é um caçador solitário e tem um elevado instinto de caça.
Eles não são muito comuns na Europa e América do Norte, mas possuem um crescente número de admiradores. Estima-se que existam menos de 200 azawakhs na América do Norte. Seu temperamento é muito felino e, portanto, não é um bom animal de estimação para a maioria dos proprietários. No entanto, quando socializados e bem treinados, eles podem relacionar-se bem com outros cães, gatos, crianças e estranhos. A raça ainda não é registrada no Canadian Kennel Club ou American Kennel Club (mas é registrada na Fundação Stock Service do AKC), é registrado no United Kennel Club, American Rare Breed Association e outros.


CARACTERISTICAS:


Particularmente pernalta e elegante, o lébrel azawakh confere a impressão geral extremamente refinada. Sua ossatura e musculatura são reveladas através da fina e magra pele. Esse lébrel se apresenta como um cão raçudo cujo contorno do tronco está inserido num retângulo com o lado maior na vertical.
A raça nativa pesa de 15 a 25 quilos; sua altura é de 60 a 74 centímetros. O pêlo é muito curto e quase ausente na barriga. A sua estrutura óssea aparece claramente através da pele e da musculatura. Seus músculos são bem planos, ao contrário do Galgo Inglês, e nesta característica ele se aproxima do Saluki.
As cores permitidas pelo padrão de raça FCI são: fulva com manchinhas limitadas às extremidades. Todas as nuanças são admitidas, da zibelina clara à fulva escura. A cabeça pode ou não ter uma máscara preta e uma linha é muito inconstante. A pelagem tem uma mancha branca no peito e um pincel branco na ponta da cauda. Cada uma das quatro patas tem que ter compulsoriamente uma "meia" branca, no mínimo, em sombra de traço nas patas. O tigrado em preto é aceito.
Incomum para uma raça grande, os azawakhs não têm conhecidas predisposições para doenças genéticas (como a displasia da anca).
Os azawakhs precisam ser bem socializados desde a mais tenra idade e devem ser colocados frente a novas situações.
Eles são uma combinação de um corredor de grande arranque (embora nem sempre tão rápidos como um Greyhound) com um de longa distância (como o Saluki). Portanto, eles precisam de um nível bem elevado de exercícios regulares e deveriam executar corridas em grandes áreas fechadas para atingir o seu vigor físico.


TEMPERAMENTO:


Veloz, alerta, distante, reservado com estranhos e podendo até ser de difícil aproximação, mas pode ser gentil e afetuoso com aqueles que ele está disposto a aceitar. Ele consegue equilibrar um vínculo estreito com o seu dono com uma forte, quase independência felina. Não são agressivos, a mesmo que se sintam ameaçados. Eles são também muito animados.
Os azawakhs têm a capacidade única de reconhecer outros azawakhs pela visão, e se relacionam naturalmente com membros da sua própria raça.

Sem comentários:

Enviar um comentário