O que quer encontrar?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dachshund ou Baixote



HISTORIA:

Baixote é o nome português do Dachshund, nome original da raça alemã, ou Teckel, como lhe chamam os ingleses. Popularmente, o Baixote é conhecido como Salsicha, devido ao comprimento do corpo e talvez cor da pelagem.

A linha evolutiva do Baixote consegue ser traçada até ao século XVIII, na Alemanha, quando surge pela primeira vez a palavra “Dachshund”. Em alemão, o nome da raça significa literalmente, “cão texugo”, devido ao papel que desempenhava na caça. Contudo esta designação era aplicada a todos os cães utilizados na caça de texugos.

Nesta altura havia já dois tipos de Dachshund: um mais alto, utilizado na caça a texugos e outro mais baixo, utilizado na caça a coelhos. Terá sido a partir da segunda variante que o Baixote terá evoluído.

Mas estudos mais recentes atiram o nascimento da raça para tempos mais longínquos. Pinturas da altura do Antigo Egipto representam já cães de pernas curtas e corpo longo. Foi mesmo encontrada a múmia de um destes cães que se assemelha bastante ao Dachshund. Partes de um esqueleto de um cão semelhante ao Baixote foram recuperadas entre os destroços de um navio naufragado, ao largo da Itália, que data do século I a.C.

No século XVIII, a raça era já popular entre as mais importantes Casas europeias.  Entre os maiores entusiastas desta raça estão o Príncipe Alberto e a Rainha Vitória de Inglaterra.

Em 1879, foi redigido na Alemanha o estalão da raça, sendo reconhecida oficialmente no país.

Após ter sido um sucesso, quando introduzida nos Estados unidos da América, o Baixote perdeu a popularidade conquistada nos dois lados do Atlântico devido à rivalidade que surgiu entre os diversos países na Primeira Guerra Mundial.

Mas a vivacidade e aspecto único do Baixote fizeram com que recuperasse a popularidade mundial. Na Alemanha este cão ainda é utilizado na caça, para desalojar as lebres, as raposas e os texugos das suas tocas. Nos outros países, tornou-se um cão caseiro muito na moda, principalmente em França e nos Estados Unidos da América. É um companheiro inteligente, vivo e muito agradável. Esta raça pode ser também denominada de Zwergteckel.

TEMPERAMENTO:

O Baixote é um cão que conquista pela sua aparência, mas também pela sua personalidade. É um cão vivo e brincalhão, ao ponto de ser cómico.

Como cão utilizado na caça, é corajoso, orgulhoso e tenaz. Gosta de ladrar, hábito que usava para  chamar o caçador ou repelir a presa da sua toca. A sua voz é surpreendentemente alta para um cão do seu tamanho.

Teimoso, não é fácil treiná-lo. São contudo afectuosos e protectores. Geralmente tornam-se mais próximos de uma pessoa na família e podem desenvolver ciúmes em relação a crianças, outros animais ou pessoas. Dão bons cães de alerta, ladrando a estranhos.

São cães aconselháveis apenas a crianças mais velhas que saibam respeitar os limites do cão e tenham consciência da fragilidade das costas do animal. O Baixote não deve ser pegado ao colo por qualquer pessoa. O peso da coluna deve ser sempre suportado por completo.

O Baixote dá-se bem com outros cães, mas não aceita tão bem outros animais. Pode tolerá-los se habituado desde pequeno.

O Baixote é o cão ideal para apartamento. Activo dentro de casa, não necessita de um espaço exterior. Como escavadores compulsivos, deve ser mantido em espaços devidamente cercados. Os Baixotes são peritos em escavar buracos debaixo das vedações.

DESCRIÇÃO:

Esta raça contempla duas categorias : o Teckel padrão e o miniatura. Dentro de cada uma dessas categorias, apresenta-se em três variedades de pêlo: curto, comprido e duro (arame). A miniatura de pêlo macio tem pelagem curta, densa e lisa; a de pêlo comprido apresenta alguns franjados; a de pêlo de arame tem uma pelagem cerdosa por todo o corpo.

EXERCICIO:

Não deve ser permitido a cães desta raça saltar ou subir e descer escadas. O corpo alongado exerce bastante pressão sobre a coluna, que é frágil e pode sofrer danos com alguma facilidade. Este é aliás um dos problemas mais comuns na raça e caso ocorra, pode causar a paralisia do cão e exigir uma intervenção cirúrgica. Sendo cães alegres, os Baixotes gostam de saltar, hábito que deve assim ser desencorajado desde cedo.

O Dachshund é um cão enérgico e vivo. Como cão originalmente utilizado na caça, o Baixote gosta de seguir cheiros e escavar. Estes cães só devem ser soltos em zonas devidamente cercadas, porque distraem-se enquanto exploram e perdem-se facilmente.

Andar e correr são os exercícios ideias para esta raça. Dois longos passeios diários são suficientes para manter o cão em forma. O exercício nesta raça não deve ser negligenciado, devido à tendência que têm para engordar e as consequências que isso trás para a coluna do animal.

SAUDE E HIGIENE:

Devido à longa coluna com pouco suporte, os problemas na coluna são uma preocupação para os donos. O risco de desenvolvimento de problemas agrava-se com a obesidade, que aumenta a pressão exercida no dorso do animal.

Outras preocupações são: epilepsia, problemas cardíacos e de pele.

O Baixote larga pêlo moderadamente. A escovagem deve ser semanal, para remover os pêlos mortos e a sujidade.

CURIOSIDADES:

O Dachshund é um dos cães mais emblemáticos da Alemanha. Foi inclusivamente escolhido para ser a mascote dos Jogos Olímpicos 1972 que se realizaram no país.

William Randolf Hearst, o magnata da imprensa norte-americana, era um admirador de Baixotes. A determinada altura chegou a possuir mais de 70 animais no seu castelo em San Simeon.

Também alguns dos maiores artistas foram seduzidos pelo Baixote: Pablo Picasso tinha um cão desta raça e Andy Warhol tinha dois, Archie e Amos, que representava frequentemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário