O que quer encontrar?

domingo, 7 de novembro de 2010

Como tratar um cão mordido por um animal selvagem, gato ou outro cão



Como tratar um cão mordido por um animal selvagem Quando um cão entra em uma briga com outro cão, com um gato ou com um animal selvagem, podem ocorrer ferimentos na pele e em tecidos adjacentes. Muitas brigas podem ser evitadas não deixando seu cachorro solto e usando sempre uma guia quando passeia com ele. O cachorro também deve ser treinado para obedecer seus comandos.
Se seu cachorro entrar em uma briga, não tente separar os brigões com as mãos. Um cachorro brigando vai morder qualquer coisa em seu caminho, inclusive você. Puxe seu cachorro pela guia ou use um bastão longo. Quando a briga terminar, examine seu cachorro com cuidado para ver se há ferimentos ocultos. Você provavelmente vai achar furos ao redor do pescoço e nas pernas. Examine bem o pêlo a procura de manchas de sangue, que podem indicar que a pele foi perfurada.
É importante determinar se o animal que mordeu é vacinado contra raiva. Se for um animal selvagem, como um gambá ou guaxinim, tente caçá-lo para poder examinar o cérebro para verificar a raiva. Nunca toque um animal selvagem com as mãos desprotegidas, mesmo morto. Use luvas ou enrole o corpo em um cobertor. Seu veterinário vai fazer o exame da raiva.
Para cuidar adequadamente de um cachorro que foi mordido, use as dicas a seguir.
Contenha o cão, se necessário.
Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador.
Passe uma guia pelo pescoço do cachorro e, então, em volta de um objeto fixo. Puxe o cão contra este objeto e amarre a guia de maneira que o cachorro não consiga mover a cabeça.
Faça uma focinheira para sua maior proteção.
Corte o pêlo ao redor do ferimento.
Lave bem o ferimento com água limpa. Evite usar antissépticos, pois podem causar dor.
Examine o ferimento. Se o tecido sob o ferimento aparecer quando você move a pele, provavelmente vai precisar de pontos.
NÃO faça bandagem. Deixe a ferida drenar a não ser que haja sangramento excessivo. Se estiver sangrando muito, siga estes passos:
- cubra a ferida com um pano limpo ou compressa estéril;
- coloque sua mão sobre a compressa e comprima com firmeza;
- mantenha a pressão sobre a compressa para parar o sangramento;
- se o sangue encharcar o curativo NÃO o remova; coloque outro curativo por cima e continue pressionando até parar de sangrar;
- se o ferimento for profundo o suficiente para precisar de pontos, leve o cachorro imediatamente ao veterinário;
verifique com o veterinário se seu cão está devidamente vacinado contra a raiva

Como tratar um Cão com o olho Machucado




Irritação nos olhos de um cachorro pode ser causada por alergias, poeira e sujeira, cílios nascendo para dentro, brigas, entre outros problemas. Isso pode resultar em uma inflamação moderada do tecido ao redor dos olhos (conjuntivite) ou em danos graves na córnea.
Ao examinar o olho de um cachorro é importante saber que os cães têm uma terceira pálpebra localizada no canto do olho mais próximo ao nariz. Essa terceira pálpebra pode cobrir completamente o globo ocular e às vezes dá a impressão de que aquela parte do olho não está ali.
Além de ser um mecanismo de proteção, a terceira pálpebra pode indicar que algo está errado no olho. Se for levantada e parecer vermelha, o olho está inflamado. Não tente tocar ou manipular esta pálpebra.
Outras indicações de que o cachorro está com os olhos irritados são olhos semi-cerrados, coçar com as patas ou tentar esfregar os olhos. Sua primeira prioridade é evitar que o cachorro se machuque mais ainda, pois isso pode agravar o problema ocular. Use as dicas a seguir para tratar ferimentos nos olhos de um cachorro.
Corpo estranho no olho
NÃO tente remover o objeto.
Contenha o cão, se necessário.
Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador.
Evite que o cachorro machuque mais os olhos.
O quinto dedo (se presente) deve ser protegido com uma bandagem na pata dianteira do lado do olho machucado.
Para cães pequenos, corte um pedaço grande de papelão para fazer um colar elizabetano.
Para cães maiores, corte o fundo de um balde plástico, coloque na cabeça do cachorro e prenda na coleira.
Leve o cachorro imediatamente ao veterinário.
Olho irritado ou arranhado
Um sinal típico de olho irritado ou arranhado é ficar com o olho semi-cerrado, tentar coçar com as patas, corrimento grosso escorrendo dos olhos ou olhos vermelhos.
Contenha o cão, se necessário.
Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador.
Lave bem o olho afetado com soro fisiológico ou água limpa.
Previna para que o cachorro não se machuque mais tentando coçar o olho.
O quinto dedo (se presente) deve ser protegido com uma bandagem na pata dianteira do lado do olho machucado.
Para cães pequenos, corte um pedaço grande de papelão para fazer um colar elizabetano.
Para cães maiores, corte o fundo de um balde plástico, coloque na cabeça do cachorro e prenda na coleira.
Leve o cachorro imediatamente ao veterinário.

Conversas entres Cães e Gatos: Será que eles se entendem?

Cães e gatos são os “eternos inimigos”, mas são por vezes forçados a conviver na mesma casa e têm de escolher uma forma de abordar o outro. A comunicação não verbal do gato e do cão tanto os pode aproximar como também, devido a más interpretações, pode dar azo a desentendimentos.

Do ponto de vista social, cães e gatos não podem ser mais diferentes. Os cães não sobrevivem sem o seu grupo, os gatos são animais solitários. Os cães são predadores e estão habituados a disputar hierarquias através da agressão, enquanto que o gato oscila entre predador e presa e prefere fugir a lutar. Estas diferenças fazem com que o gato e o cão tenham capacidades diferentes e uma comunicação distinta. Existem contudo pontos em comuns, sinais desconhecidos e até sinais com significados opostos.

Vocalizações

O gato consegue emitir mais de 100 sons, enquanto que o cão só emite 10. Destas, é o rosnar e variantes as únicas em que têm em comum. O significado de uma rosnadela é igual para um gato e para um cão. Mas, enquanto o som emitido pelo gato, faz com que o cão abrande ou interrompa o passo, uma rosnadela de um cão faz geralmente com que o gato fuja. Existem depois aqueles gatos mais destemidos que fazem frente aos cães, mas estes são a excepção.

Os outros sons que o gato tem a capacidade de fazer não têm tradução para o cão e vice-versa.

Expressões faciais

 As expressões faciais num gato e num cão são semelhantes e têm o mesmo significado. A exposição dos dentes é mau sinal, os olhos muito abertos indicam que o animal está alerta, etc.

Uma expressão facial mais distinta é a que indica que o animal está irritado e pronto a atacar: os cães voltam as orelhas para a frente, enquanto que os gatos voltam as orelhas para o lado. Apesar de poder parecer uma diferença pequena, os animais estão muito atentos a este tipo de indicações.

Cauda

Tanto o cão como o gato abanam a cauda, mas o seu significado não podia ser mais oposto. Para os cães, abanar a cauda com grande amplitude indica que o animal está receptivo a brincar e funciona como um convite para os outros se aproximarem. Para o gato, abanar a cauda é sinal de agressão e um “convite” para o outro se afastar.

Outro desentendimento que pode ocorrer é quando a cauda está junto ao corpo. Para os cães, é sinal de submissão, para os gatos de ataque iminente.

Daí que seja frequente um cão aproximar-se de um gato e ser surpreendido com uma arranhadela.

Linguagem corporal


A linguagem corporal dos cães e gatos não diverge muito, mas existem sempre sinais que dão origem a um ou outro mal entendido. Um gato encosta-se noutro animal ou pessoa para deixar o seu cheiro e é um sinal de afeição. Os cães utilizam os encontrões e os encostos para impor dominância. Se um gato mostra afeição a um cão desta forma, o cão pode entender o gesto como tentativa de superiorização.

“Bilingues”

Em casas onde a convivência entre cães e gatos é pacífica, os animais podem ter aprendido por tentativa-erro a interpretar correctamente o significado que o outro animal dá a uma determinado gesto. Ou seja, os cães podem perceber que no gato o abanar da cauda não é um bom sinal, ou os gatos podem aprender que não devem encostar-se nos cães.